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Este blog deve ser tomado como uma "sala de recursos", disponível para professores, pesquisadores e interessados na temática indígena. Nosso objetivo é oferecer subsídios para possibilitar uma abordagem contextualizada e plural da realidade indígena no Brasil.

8 livros para Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) da PNLD_2018 que abordam a Temática Indígena

Selecionamos do guia literário da PNLD_2018 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) algumas obras das quais aparecem a figura indígena como personagem principal ou que o tema tenha como foco a cultura indígena.
ps: As resenhas apresentadas aqui foram copiadas do guia e/ou do site das editoras dos livros.

Livro: Menino-arara
Autoria: Adriana Aparecida Mendonça (autor / ilustrador)
Editorial: Editora Baobá LTDA - EPP - 2 / 2018
Resenha: É um livro de imagens de grande riqueza poética e estética, que conta a história afetuosa do nascimento de uma amizade entre um menino indígena, do povo amazônico Uru-Eu-Wau-Waua, e uma arara. O contraste entre as árvores desenhadas em branco e preto e a ave colorida encanta o leitor, efeito que é mantido ao longo de toda a história. O menino sobe até a árvore para interagir com a ave. Os dois tornam-se amigos e, ao longo da narrativa, suas aventuras são contadas, sempre com uma imagem colorida em destaque e outras em esboço, ao fundo. Os esboços ajudam a dar a ideia de dinamismo e movimento às ações das personagens sugerindo, em vários momentos, uma dança repleta de beleza e delicadeza. É uma boa história, bem organizada, em que os aspectos visuais foram desenvolvidos eficientemente, contribuindo para a compreensão do leitor, que é instigado a criar o seu próprio enredo. Utilizando a técnica da aquarela combinada com o grafite, o livro de imagens possibilita reflexões sobre diferentes culturas, aventuras, amizades, cuidados com a natureza e os animais, despertando nas crianças a curiosidade na exploração de novos ambientes e espaços do mundo a sua volta. São imagens ricas, detalhadas e coerentes, que contextualizam e caracterizam o ambiente indígena, chamando a atenção das crianças para a leitura e possibilitando a sua identificação com a criança da história.

Livro: Foi vovó que disse
Autoria Daniel Manteiro Costa (Daniel Munduruku) (autor), Maria da Graça Muniz Lima (Graça Lima) (ilustrador)
Editorial: Edelbra Editora LTDA - 2 / 2015
Resenha: A obra é um relato pessoal em formato de carta que conta um pouco como é a vida do pequeno Kaxiborempô, do povo Munduruku. O relato aborda os hábitos, costumes, crenças e valores indígenas e, com muita sensibilidade, mostra a vida indígena na natureza e revela a importância dos avós na formação das crianças. A expressão (foi) vovó (que) disse é recorrente ao longo da narrativa, localizando as crenças e costumes indígenas como uma tradição a ser repassada de uma geração à outra. As ilustrações contribuem sobremaneira para a experiência estética do leitor, com traços de apurada sensibilidade que resgatam o cenário da floresta, a vida indígena em meio à natureza e as relações interpessoais. Em interação com o texto verbal, a proposta visual explora traços, cores, perspectivas e outros recursos com qualidade e criatividade. A presença da obra em sala de aula permite abordagens interdisciplinares ao tema O mundo natural e social, Cultura indígena. Nesse sentido, entende-se que o livro contribui para a formação do leitor, por apresentar qualidade literária e tratar da cultura indígena de forma sensível e relevante, favorecendo a ampliação dos horizontes culturais do leitor, ao propiciar um momento significativo de leitura.

Livro: Ubatã, o menino-índio
Autoria: Sandra Beatriz Lavandeira (autor / ilustrador), Eliana Sanches Hernandes Martins (autor)
Editorial: Editora Rideel LTDA - 1 / 2014
Resenha: A história narrada envolve acontecimentos que ocorrem em uma aldeia indígena, na qual vive um menino chamado Ubatã. A obra é composta por elementos verbais e imagéticos. O texto verbal emprega figuras de linguagem. Essa linguagem conotativa se faz presente em palavras e expressões, a exemplo das metáforas que deslocam a mensagem objetiva para a subjetiva e, provocam, juntamente, com as ilustrações a imaginação e a criatividade. Na obra as ilustrações interagem com a linguagem verbal. Os detalhes das imagens, as cores, traços e a distribuição dos elementos no papel, estimulam o senso estético. Estão presentes no texto, temas relacionados a contextos regionais ou locais, o respeito à natureza como provedora da vida, a família, amigos, coragem e aventura e, quando abordados, possibilitam o confronto entre diferentes perspectivas ou visões de mundo. Ao explorar o enredo e as figuras de linguagem presentes no texto, o professor poderá ampliar a compreensão leitora dos alunos. Além das escolhas verbais, as ilustrações também favorecem atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, uma vez que as propostas apontam para a força da linguagem não verbal na construção de sentidos.

Livro: As aventuras de Wiraí (issuu)
Autoria: Wilson Marques de Oliveira (autor), Cibele Queiroz de Oliveira (ilustrador)
Editorial: Kits Editora Comercio e Industria LTDA - 1 / 2018
Resenha: O livro aborda as peripécias de um pequeno indígena que se perde na mata por não obedecer aos conselhos de sua mãe, descreve os riscos e as angústias que o pequeno indígena Wiraí tem ao se perder na mata amazônica. Além da poética e vivacidade dos versos, o ponto forte do livro são as ilustrações com suas cores, tonalidades, luz e sombras que reforçam as surpresas e sustos que o menino desobediente encontra na mata repleta de animais. O texto explora a relação produtiva do menino com a floresta e sua proximidade com o mundo animal. A obra tematiza as relações do homem com a natureza e com o mundo social que o rodeia, especialmente, a família. Na figura do menino indígena Wiraí, do povo dos Tenetehara, o texto narra, em forma de versos de extração popular (o cordel), o momento em que o menino se perde de sua mãe por estar perseguindo um bacurau (pássaro). Ao percorrer diversos espaços, o leitor tem a oportunidade de, junto com o protagonista, fazer um caminho de conhecimento da vida na floresta, de conhecimento de animais com os quais pode não estar familiarizado e também com situações conflituosas que têm resolução positiva. Ao realizar a representação do mundo natural, o texto instiga o conhecimento dos leitores e permite que sua mundividência seja ampliada.

Livro: O curumim pintor e outras história
Autoria: Rafael Sanzio de Azevedo (autor), Karlson Gracie Nunes de Oliveira (ilustrador)
Editorial Fundação Demócrito Rocha - 1 / 2014
Resenha: O curumim pintor e outras histórias é a coletânea de cinco contos infantis que versam sobre o universo fantástico da cultura indígena. Com o título que também dá nome a um dos cinco contos (assim são chamadas as lendas e os causos presentes nele) que compõem o conjunto temático, a obra retrata a cultura indígena cearense e, de certo modo, também a cultura nacional, pois, ao final de cada capítulo narrado, compreendemos elementos nacionalmente conhecidos por meio da cultura de um povo. As peripécias de alguns personagens revelam algumas explicações de fatos típicos das narrativas orais que depois receberam o registro escrito, como as lendas. Alimentando essa tradição, o protagonista do segundo conto do livro, o curumim pintor, colore alguns papagaios com as cores vermelha, azul e amarela para camuflarem o seu verde original da predação que a tribo inimiga mais forte faria. Seguindo essa lógica, nas demais narrativas que compõem a obra, o autor faz uso da tradição indígena para dar razões criativas para o que parecia sem explicação até se conhecerem as histórias reunidas neste livro. O tom criativo, lúdico e refinado, mas sem complexidade linguística oferece subsídios para que leitores tenham contato com o texto. Há a ressalva de que os traços das ilustrações deixam um pouco a desejar, mas não comprometem a leitura. A obra atende temas da cultura de um povo; da tradição e valorização dos costumes indígenas; da preservação da natureza e dos animais; da valorização das invenções infantis etc. Há oportunidades de elaboração de questões sobre a valorização da infância, a dicotomia entre povos (mesmo que sejam todos da mesma raça), as explicações da realidade por meio das lendas, entre outras.

Livro: Apuka
Autoria Andressa Kato Maltese (Maria Julia Maltese) (autor), Leonardo Ribeiro Malavazzi (ilustrador)
Editorial: Editorial25 LTDA - ME. - 2 / 2018
Resenha: Apuka revela o mundo de uma criança indígena, seu modo de viver, sua cultura e seus costumes. O livro é capaz de projetar o leitor ao universo social e natural de uma diferente cultura, mas também pode se aproximar da cultura de outras crianças. Apesar das diferenças, Apuka, personagem central da obra, é cheia de sonhos, brincadeiras e aventuras, como qualquer menina da sua idade. Ela é uma pequena índia Tembé, que vive numa aldeia no interior do Pará. Muito curiosa, passa seu tempo imaginando as coisas que não conhece, seus pensamentos decolam feito nuvens no céu. Em meio à cultura do seu povo, seus costumes e suas tradições, Apuka vive rodeada de questionamentos: como seria a vida das crianças que vivem fora dali? Será que elas são livres, fortes, bonitas e amadas como ela? O avô, sábio em suas palavras e experiências de vida, vai ajudar a bela indiazinha em suas dúvidas. Os ensinamentos do avô dessa pequena e doce personagem são para todas as crianças: O avô calmamente respirou fundo e disse: mesmo vivendo em outros lugares, de um jeito diferente, todas as crianças podem ser livres como os pássaros, bonitas e fortes como a onça e tão amadas quanto Apuka. Ao leitor fica o convite de se entrelaçar agora aos pensamentos de Apuka e vivenciar um pouco do seu mundo, suas aventuras e suas descobertas. As ilustrações estimulam o imaginário e contribuem para a ampliação do repertório cultural do leitor.

Livro: O pássaro de sol
Autoria: Myriam de Castro Lima Fraga, Anabella Soledad Lopez (ilustrador), Angela Fraga Buarque de Sa
Editorial: Van Blad Comunicação e Entretenimento LTDA - 1 / 2018
Resenha: A obra O pássaro do sol, da autora Myriam Fraga e ilustrado por Anabella López, é um conto infanto-juvenil adaptado de uma lenda indígena sobre a descoberta do fogo, que narra a história de um jovem guerreiro que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. Inserida no gênero narrativo conto e com forte pendor poético, discute sobre os atos de heroísmo, altruísmo de um indivíduo em benefício de seu povo. As ilustrações contribuem para o entendimento da obra, tornando-se os elementos visuais componentes integrais da narrativa, o uso de pinturas coloridas – com tons escuros e marcantes – contribuem significativamente para o mergulho do leitor na obra e cativam sua imaginação. O projeto gráfico foge ao tradicional, o que não compromete a qualidade da obra. A fonte escolhida é adequada e muito bem utilizada em cada página do livro. As ilustrações estão presentes em toda a obra, mesmo em páginas onde não há texto visual, a arte permite ao leitor fazer outros tipos de leituras e dão deleite estético ao serem contempladas.

Livro: Poemas da minha Terra Tupi
Autoria Marie Therese Kowalczyk (Maté) (autor / ilustrador)
Editorial: Bico de Lacre Editora de Livros LTDA - 1 / 2018
Resenha: Livro infantil que contém poemas que apresentam, principalmente, temas da fauna e da flora brasileira, como bichos, árvores, rios e serras. E também trata em seus versos dos habitantes do campo e da cidade, e do seu crescimento desordenado; que traz prejuízo aos animais e também aos seres humanos. Como o próprio título da obra sugere, a autora explora uma diversidade de vocábulos de origem tupi guarani como Tatuapé, Tamanduateí, Tupã e Pororoca, entre outros. Tais palavras, além de contextualizadas nos poemas, são explicadas no glossário ao final do livro, o que contribui para a ampliação do vocabulário dos alunos. A obra possui boa qualidade dos textos verbal e visual e representa um convite para que os alunos conheçam um pouco mais sobre o Brasil. Explora a linguagem poética e estimula o imaginário por meio de ilustrações com traços étnicos, grafismos indígenas e figuras geométricas, que contribuem para o entendimento do texto. A adoção da obra em sala de aula, permite que sejam atendidos os temas Mundo social e natural e temas indígenas por meio da linguagem poética. Verifica-se que alguns textos promovem o despertar da sensibilidade para a consciência ecológica, como os problemas do desmatamento, queimada, pesca indevida e poluição das águas. Uma obra literária que contribui positivamente para a fomentação da leitura e para a experiência estética dos alunos.

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