Bem Vindo !

Este blog deve ser tomado como uma "sala de recursos", disponível para professores, pesquisadores e interessados na temática indígena. Nosso objetivo é oferecer subsídios para possibilitar uma abordagem contextualizada e plural da realidade indígena no Brasil.

4 livros para Educação Infantil da PNLD_2018 que abordam a Temática Indígena

Selecionamos do guia literário da PNLD_2018 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) algumas obras das quais aparecem a figura indígena como personagem principal ou que o tema tenha como foco a cultura indígena.
ps: As resenhas apresentadas aqui foram copiadas do guia e/ou do site das editoras dos livros.

Livro: Curumim
Autoria: Carlos Tiago dos Santos (Tiago Hakiy) (autor), Andréia Vieira (ilustrador
Editorial: Gráfica e Editora Posigraf Ltda. - 1 / 2018
Resumo: É um livro com predominância de imagens, através das quais se realiza uma apresentação do universo infantil indígena, reconstruído a partir das memórias do autor, descendente do povo indígena Sateré-Mawé. As imagens e o breve texto verbal percorrem os costumes do curumim na sua exploração do ambiente e nos seus hábitos de criança que pesca, que nada no rio, no riacho e na lagoa, que come frutas típicas da região amazônica e que aprecia a natureza. Há uma predominância da dimensão descritiva das experiências do protagonista curumim, e o texto termina com o final do dia do menino. Quanto ao vocabulário, a obra apresenta palavras e expressões do cotidiano, às quais se mesclam por vezes a palavras do vocabulário indígena, cujo significado é esclarecido no glossário presente ao final do livro. As ilustrações, que fogem aos clichês da literatura infantil, são variadas em sua concepção e realização, cobrindo toda a superfície das páginas duplas. Dessa forma, as imagens e a palavra são capazes de estimular o imaginário, aguçando a curiosidade.

Livro: CURUMIMZICE
Autoria: Carlos Tiago dos Santos (Tiago Hakiy) (autor), José Walter Moreira dos Santos (Walter Moreira Santos) (ilustrador)
Editorial: Lexikon Editora Digital Ltda. EPP - 1 / 2018 ou Editora LeYa / 2014
Resenha: Curuminzice, apresenta em forma de poesia a rotina e as brincadeiras de um pequeno índio. O texto verbal incorpora termos de origem Sateré-Mawé, devidamente explicados em um glossário. O tema A descoberta de si, contemplado na obra, é adequado para a categoria indicada (pré-escola). A relação entre os componentes verbal e visual é bem realizada, com ilustrações sugestivas e estimulantes ao imaginário do leitor, culminando num projeto gráfico-editorial despretensioso, mas pertinente e bem cuidado. Curuminzice permite que os alunos entrem em contato com alguns dos hábitos indígenas através da perspectiva de um índio menino, um curumim. Na obra, o leitor é apresentado a rituais, crenças, brincadeiras e ainda pode aprender um pouco sobre a relação desse personagem com a natureza. Ao apresentar o índio menino já brincando na capa, a obra cria empatia com o público-alvo e livra o personagem dos clichês e estereótipos. Cria-se, então, um diálogo entre meninos e curumins que repele os exotismos e pode auxiliar no aprendizado de importantes lições. Quanto ao aspecto visual, nota-se uma interação de qualidade com o componente verbal, como fica comprovado pelas ilustrações em folha dupla que acompanham a progressão dos elementos verbais. O tratamento das imagens, assim como o próprio texto, não se limita ao retrato, não tem compromisso com a realidade objetiva, o que contribui para despertar os sentidos do pequeno leitor, estimular seu imaginário e contribuir para uma experiência de imersão no universo proposto pela obra.

Livro: Pikuin, o Pequeno Kurumin
Autoria: Marco Antônio Ribeiro Pietrucci (autor), Alessandra Tozi (ilustrador)
Editorial: Ateliê da Escrita Editora LTDA. - ME - 1 / 2018
Resenha:A obra Pikuin, o pequeno Kurumim, escrita por Marco Antônio Ribeiro Pietrucci e ilustrada por Alessandra Tozi, apresenta uma história centrada no curumim Pikuin. Nela, é narrado um dia típico da criança indígena: participando da vida na aldeia, brincando na companhia das irmãs com liberdade na natureza e ouvindo histórias do pajé Kenkuro, até a hora de dormir. Exemplar do conto literário, a produção é apropriada às crianças da pré-escola e aborda a vida na natureza, a cultura indígena (mitologia, hábitos e costumes) e o papel dos mais velhos na formação das crianças a partir da contação de histórias sobre a origem do povo indígena e, de forma mais ampla, a função dos idosos na sociedade como curadores do imaginário coletivo e cultural. A adoção do título em sala de aula permite que seja atendido o tema Hábitos e costumes indígenas e relação com a natureza. A abordagem ao tema índio respeita a compreensão de crianças na fase pré-escolar, sugerindo uma relação importante entre os povos indígenas e a natureza e fazendo uma crítica à interferência do homem branco na natureza.

Livro: O Tupi que Você Fala
Autoria: Mauricio Negro (autor/ ilustrador), Claudio Roberto Fragata Lopes (autor)
Editorial: Editora Globo Livros LTDA. - 1 / 2018
Resenha: O livro apresenta-se em linguagem simples e criativa. Com uma riqueza de variedade de vocábulos da língua tupi, a narrativa incita o possível conhecimento de mundo do leitor por meio de questionamentos sobre elementos comuns à natureza e ao convívio social, como o nome de alguns animais e de alguns alimentos, apresentando um tom de que tudo o que é dito é tão corriqueiro em nosso vocabulário que, por vezes, não nos damos conta que estamos nos apropriando de uma outra língua. Os textos verbal e visual dialogam e se complementam de forma lúdica e inventiva, permitindo que se perceba por meio do projeto gráfico que as cores e as formas ilustradas remetem aos traços da pintura indígena. Correspondendo aos textos da tradição popular, a obra permite que sejam atendidos temas como a origem das palavras; a significação delas; a gênese de alguns costumes, explicados também por meio das palavras; a vivência do mundo natural e social etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tematica Indígena na Escola © 2014 - 2020 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Powered by Blogger

Subir