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Indígena pelo olhar de Johann Moritz Rugendas

Johann Moritz Rugendas (1802 - 1958), foi um pintor/desenhista/gravador alemão. Usava Rugendas para assinar suas obras.

Viajou pelo Brasil durante a primeira metade do século XIX (Primeiro Império), como desenhista documentarista da Expedição Langsdorff. Expedição chefiada pelo Barão Georg Heinrich von Langsdorff com a participação de Rugendas, com o objetivo de retratar a natureza e os nativos do Brasil. A equipe permanece no Brasil no período entre 1822 a 1825. Visitou províncias como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo retratando a paisagem, povos e costumes. No entanto, desentendimentos entre Langsdorff e Rugendas levaram o artista a desligar-se da expedição. Para a segunda etapa da viagem, Rugendas foi substituído pelos artistas franceses Hercule Florence e Aimé-Adrien Taunay.

As litografias baseadas em desenhos que Rugendas produziu no Brasil foram publicadas em Voyage Pittoresque dans le Brésil (Viagem Pitoresca através do Brasil) edição bilíngue francês-alemão, entre 1827 e 1835. O trabalho foi muito elogiado inicialmente na época. Dentro do Brasil a publicação ganha destaque primeiramente na comemoração dos 100 anos do IHGB e posteriormente na busca por imagens representativas sobre o século XIX durante o período inicial do governo de Getúlio Vargas, se tornando uma clássica representação imagética do Brasil.

O livro é considerado um dos mais importantes documentos iconográficos sobre o Brasil do século XIX, embora hoje se possa perceber a representação europeizada dos negros e índios. As ilustrações de plantas e animais obedecem a um caráter minucioso e objetivo, às paisagens focam mais em sua unidade do que nos detalhes, mas são nas cenas da vida cotidiana da população brasileira da época e nos retratos etnográficos que percebemos o artista empenhado em criar imagens idealizadas em vez de reais, sendo também benevolente ao retratar a sociedade oitocentista. Os corpos de negros e índios são representados em estilo clássico, os traços suavizados e europeizados, bem como é amenizada a situação dos escravos.

Algumas obras que aparecem indígenas:


Índios Flechando uma Onça (1830-1831), pintura óleo sobre tela.
Botocudos (1835), litografia colorida e aquarela sobre papel



Encontro de índios com viajantes europeus (Rencontre d'indiens avec des voyageurs européens)
(1827-1835), litografia e aquarela sobre papel
Indios em sua cabana (Indiens dans leur cabane) (1827-1835), litografia e aquarela sobre papel



Chasse au tigre (1835), e aquarela sobre papel
Canot indien (1835), Litografia e aquarela sobre o papel
Ponte do cipó (Pont de lianne) (1827-1835), litografia sobre papel



Enterro (Enterrement), litografia realizada com base no desenho original do artista
Danse Des Purys (1835) Litografia sobre papel

Referencias:

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