Bem Vindo !

Este blog deve ser tomado como uma "sala de recursos", disponível para professores, pesquisadores e interessados na temática indígena. Nosso objetivo é oferecer subsídios para possibilitar uma abordagem contextualizada e plural da realidade indígena no Brasil.

Brô Mc's, rappers indígenas que cantam em guarani sua resistência

A história do grupo teve início quando os meninos das aldeias urbanas Bororó e Jaguapiru (do estado Mato grosso do Sul) começaram a ouvir rap no programa de rádio, tempos depois, na escola surgiu um trabalho no qual eles deveriam contar sua história de um modo criativo, e então criaram uma música. Anos mais tarde, em 2009, montaram o grupo Brô MCs, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil.


Sua primeira música foi lançada em no YouTube 2015, pelo canal Guateka - um projeto que visa capturar o cotidiano das tribos indígenas ao redor do país. "Koangagua", ou "Nos Dias de Hoje", é cantada inteiramente em Guaraní Kaiowá. O vídeo contém legendas em Português, e a música fala sobre a função do hip-hop na promoção das vozes e opiniões indígenas.


Já fizeram shows ao redor do Brasil, e a canção Terra Vermelha é parte da trilha sonora do curta-metragem “Em busca da Terra Sem Males”, de Anna Azevedo, apresentado no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Brô MCS também inspirou uma minissérie de TV chamada Guateka que contém cinco episódios e captura a jornada musical do grupo. Aprovado pelo edital da Ancine estreou na TV aberta em maio de 2017.

Página no Facebook: Brô MCs Rap Indígena - @BroMcsRap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tematica Indígena na Escola © 2014 - 2020 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Powered by Blogger

Subir