1. Ressalte a Pluralidade Cultural
Para realizar uma pesquisa sobre os Povos Indígenas no Brasil experimente começar pelo site Povos Indígenas, no qual você pode encontrar informações atualizadas sobre as diferentes etnias que vivem em nosso país - informações sobre quem são, onde vivem, quantos são os povos no Brasil atual. Pode-se conhecer cada um dos povos indígenas brasileiros através do almanaque disponível no mesmo site. Pense nas muitas possibilidades de pesquisa que se poderia realizar com alunos dos diferentes níveis da Educação Básica.Você também pode acessar o Jornal Porantim, uma publicação voltada para a divulgação de informações sobre a situação vivida por distintos povos, e selecionar algumas informações para compartilhar com os alunos. Tal pesquisa pode possibilitar entender os conflitos que envolvem a vida e as terras indígenas na atualidade, colaborando para uma abordagem contextualizada da temática.
2. Aspectos culturais através do Olhar indígena
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre algumas etnias indígenas, experimente fazer uma consulta ao catálogo de vídeos produzidos por cineastas indígenas vinculados ao projeto Vídeo nas Aldeias. No site indicado, é possível utilizar o filtro de busca, escolhendo filmes de uma determinada etnia, ou acessar o catálogo geral, escolhendo títulos que pareçam sugestivos. Há, ainda, um guia para professores e alunos, disponível para download, cujo sumário apresenta os seguintes tópicos:
Para baixar o guia, clique aqui
Ao abordar a temática indígena, seria desejável evitar certas noções naturalizadas, como a ideia "viu um índio, viu todos", e por isso a experiência de ler sobre as distintas culturas, assistir suas produções autorais, ouvir suas canções pode ser produtiva para construir outras representações, que não aquelas estereotipadas que, em geral, circulam no nosso dia a dia.
3. Literatura infantil de autoria indígena
A literatura infantil se apresenta como uma possibilidade interessante de abordagem da temática indígena na escola. A sugestão é possibilitar que os alunos conheçam outras maneiras de contar histórias, com enfoque nas cosmologias e epistemologias dos povos indígenas. Há, na atualidade, uma profusão de títulos de obras de literatura infantil escritas por autores indígenas. Você pode ler mais sobre o assunto no blog Escritores Indígenas.Na escola, com crianças de diferentes níveis do Ensino Fundamental, seria possível realizar um ciclo de leituras de obras de autoria indígena. Algumas sugestões:
- Você pode começar fazendo um levantamento das obras disponíveis na biblioteca de sua escola. Uma listagem provisória de autores e obras de literatura infantil indígena pode ser visualizada na aba Literatura Indígena deste blog, que ainda estamos construindo.
Depois de selecionar alguns títulos que considera adequados aos alunos de sua turma, leia as histórias para se aproximar um pouco mais desse universo de diferenças culturais, expressas em formas variadas de construir a narrativa. - Você pode apresentar algum dos autores indígenas aos alunos, valendo-se de imagens disponíveis na internet. Sugerimos que acesse Daniel Munduruku, juntamente com uma pequena biografia. A sugestão deste, entre tantos autores indígenas, justifica-se no grande número de obras dele que têm integrado os acervos do PNBE. Depois de assistir ao vídeo e de conversar sobre ele, você poderia sugerir aos alunos a leitura de algumas obras que estiverem disponíveis na biblioteca da escola.
- A atividade poderia ser finalizada com um sarau de "contação de histórias", em que os próprios alunos narram as obras lidas, mostrando algumas das ilustrações constante da obra.
- A atividade poderia envolver também a pesquisa sobre o povo indígena do qual o autor é integrante - neste caso, uma pesquisa sobre os Munduruku, o que contribuiria para ampliar o espectro de informações, evitando-se assim concepções genéricas sobre os povos indígenas e suas formas de pensar e de viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário