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Este blog deve ser tomado como uma "sala de recursos", disponível para professores, pesquisadores e interessados na temática indígena. Nosso objetivo é oferecer subsídios para possibilitar uma abordagem contextualizada e plural da realidade indígena no Brasil.

Teses e Dissertações sobre a temática indígena

Neste espaço estão sendo reunidas e selecionadas algumas teses e dissertações vinculadas à temática indígena. Existe uma ampla produção acadêmica dedicada ao assunto e desenvolvida em diferentes instituições brasileiras que pode ser acessada diretamente no Banco de Teses e Dissertações da Capes.




Título:
A formação da pessoa nos pressupostos da tradição: educação indígena kaingang
Autor:
CLAUDINO, Zaqueu Key
Resumo:
Esta dissertação busca se aproximar das concepções da educação indígena a partir da tradição Kaingang, relacionando-a com a educação escolarizada. O povo Kaingang, originário das regiões sul do Brasil e moradores contemporâneos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo, depois de um intenso processo de colonização, muitos passaram a usufruir da educação escolar inserida pelo então SPI - Serviço de Proteção ao Índio, como por exemplo, na Terra Indígena Guarita. Este estudo se concentra nos saberes da tradição Kaingang, como ela é transmitida aos descendentes desta sociedade. O trabalho que aqui apresento, descreve partes da cosmologia, dos saberes da oralidade Kaingang e suas formas tradicionais de transmissão, na busca de compreender a interação dessas práticas com o entendimento de educação escolar indígena nas Terras Kaingang do Estado do Rio Grande do Sul. A partir do diálogo com sábios anciãos e das minhas aprendizagens como pessoa kaingang, pertencente a esse povo, descrevo parte desses saberes e de como ocorre essa interação, assinalando os conflitos e os processos de “tradução” e ressignificação de seus elementos rituais para o contexto escolar. O crescente número de Kaingang que vive nas aldeias e interage com o mundo não indígena suscita indagações quanto à transformação e readaptação de seus discursos referente aos estudos realizados nas escolas Kaingang. Esta pesquisa pretende explicitar como é realizado esse movimento e as formas de afirmação identitária e de conquistas políticas, principalmente no campo da educação indígena e educação escolarizada desenvolvida pelo Estado brasileiro, em suas diferentes esferas.
Descrição:
Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Orientadora: Prof. Dra Maria Aparecida Bergamaschi
Acesso
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Título:
Uma etnografia da escola indígena Fen'Nó à luz da noção de corpo e das experiências das crianças kaingang e guarani
Autor:
LIMULJA, Hanna Cibele Lins Rocha
Resumo:
Esta pesquisa, realizada entre os Kaingang da Terra Indígena (TI) Toldo Chimbangue localizada no Oeste Catarinense, procura apresentar uma etnografia da Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen’Nó, a partir do modo como as crianças kaingang e as crianças guarani se percebem e se relacionam nesse espaço. A comunidade Guarani do Araça’i, que reside temporariamente na TI kaingang, também é apresentada na pesquisa, fornecendo subsídios para compreender melhor as crianças e a escola guarani. Dentro do contexto escolar, a noção de corpo é destacada no sentido de apresentar o lugar fundamental que a escola possui atualmente ao se constituir como locus central na construção corporal das crianças kaingang e guarani. A partir dos textos, desenhos e entrevistas realizadas com as crianças é possível perceber aspectos culturais e históricos das relações mais gerais entre grupos Kaingang e Guarani. Considerando a temática da Antropologia da Infância, que parte do pressuposto de que a criança se constitui como sujeito ativo na construção de sentido para a sua experiência, busco apresentar o que estas crianças pensam a respeito da escola e de suas relações com crianças provenientes de outras etnias. Neste sentido, o tema da Educação Escolar Indígena permeia toda a discussão desse trabalho, no qual tento apresentar a valiosa contribuição que as crianças podem trazer para pensar a prática atual da educação na escola indígena.
Descrição:


ACESSO
Dissertação  de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2007
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Antonella Maria Imperatriz Tassinari

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