Neste espaço estão sendo reunidas e selecionadas algumas teses e dissertações vinculadas à temática indígena. Existe uma ampla produção acadêmica dedicada ao
assunto e desenvolvida em diferentes instituições brasileiras que pode ser
acessada diretamente no Banco de Teses e Dissertações da Capes.
Título:
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A
formação da pessoa nos pressupostos da tradição: educação indígena kaingang
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Autor:
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CLAUDINO, Zaqueu Key
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Resumo:
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Esta dissertação busca se aproximar das
concepções da educação indígena a partir da tradição Kaingang, relacionando-a
com a educação escolarizada. O povo Kaingang, originário das regiões sul do
Brasil e moradores contemporâneos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa
Catarina, Paraná e parte de São Paulo, depois de um intenso processo de
colonização, muitos passaram a usufruir da educação escolar inserida pelo
então SPI - Serviço de Proteção ao Índio, como por exemplo, na Terra Indígena
Guarita. Este estudo se concentra nos saberes da tradição Kaingang, como ela
é transmitida aos descendentes desta sociedade. O trabalho que aqui
apresento, descreve partes da cosmologia, dos saberes da oralidade Kaingang e
suas formas tradicionais de transmissão, na busca de compreender a interação
dessas práticas com o entendimento de educação escolar indígena nas Terras
Kaingang do Estado do Rio Grande do Sul. A partir do diálogo com sábios
anciãos e das minhas aprendizagens como pessoa kaingang, pertencente a esse
povo, descrevo parte desses saberes e de como ocorre essa interação,
assinalando os conflitos e os processos de “tradução” e ressignificação de
seus elementos rituais para o contexto escolar. O crescente número de
Kaingang que vive nas aldeias e interage com o mundo não indígena suscita
indagações quanto à transformação e readaptação de seus discursos referente
aos estudos realizados nas escolas Kaingang. Esta pesquisa pretende
explicitar como é realizado esse movimento e as formas de afirmação
identitária e de conquistas políticas, principalmente no campo da educação
indígena e educação escolarizada desenvolvida pelo Estado brasileiro, em suas
diferentes esferas.
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Descrição:
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Dissertação de Mestrado -
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de
Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Orientadora: Prof. Dra Maria
Aparecida Bergamaschi
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Acesso
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Título:
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Uma
etnografia da escola indígena Fen'Nó à luz da noção de corpo e das
experiências das crianças kaingang e guarani
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Autor:
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LIMULJA, Hanna Cibele Lins Rocha
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Resumo:
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Esta pesquisa, realizada entre os
Kaingang da Terra Indígena (TI) Toldo Chimbangue localizada no Oeste
Catarinense, procura apresentar uma etnografia da Escola Indígena de Ensino
Fundamental Fen’Nó, a partir do modo como as crianças kaingang e as crianças
guarani se percebem e se relacionam nesse espaço. A comunidade Guarani do
Araça’i, que reside temporariamente na TI kaingang, também é apresentada na
pesquisa, fornecendo subsídios para compreender melhor as crianças e a escola
guarani. Dentro do contexto escolar, a noção de corpo é destacada no sentido
de apresentar o lugar fundamental que a escola possui atualmente ao se
constituir como locus central na construção corporal das crianças kaingang e
guarani. A partir dos textos, desenhos e entrevistas realizadas com as
crianças é possível perceber aspectos culturais e históricos das relações
mais gerais entre grupos Kaingang e Guarani. Considerando a temática da
Antropologia da Infância, que parte do pressuposto de que a criança se
constitui como sujeito ativo na construção de sentido para a sua experiência,
busco apresentar o que estas crianças pensam a respeito da escola e de suas
relações com crianças provenientes de outras etnias. Neste sentido, o tema da
Educação Escolar Indígena permeia toda a discussão desse trabalho, no qual
tento apresentar a valiosa contribuição que as crianças podem trazer para
pensar a prática atual da educação na escola indígena.
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Descrição:
ACESSO |
Dissertação de Mestrado - Universidade
Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa
de Pós-graduação em Antropologia Social, 2007
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Antonella
Maria Imperatriz Tassinari
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Em construção...
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